terça-feira, 8 de abril de 2008

Bate-papo com...


Adekunle Aderonmu

Com um estilo diferente do qual os paulistanos estão habituados a ver pelas ruas de São Paulo, usando adereços e roupas típicas de sua terra natal, Otunba é uma figura que se destaca entre as centenas de pessoas que circulam pelo centro da cidade.
Adekunle Aderonmu nasceu em Abeokutá, Nigéria. É considerado Otunba (Vice-Rei) em seu país, devido à herança familiar tradicional. É formado em bioquímica pela Universidade de Lagos.
Adekunle veio ao Brasil a passeio em 1992 e despertou interesse pelo país. Então, há nove anos, ele resolveu se mudar e cursar pós-graduação em química na Universidade de São Paulo. Mas ao perceber que o Brasil tinha muito em comum com a Nigéria, trancou o curso de química e fundou, em 1999, o Centro Cultural Africano.

“A cultura e os costumes têm muita similaridade, mas infelizmente carecem de conhecimento. Ao observar tal fato, tive a idéia de criar um centro de cultura onde as pessoas pudessem interagir, conhecer e descobrir o que é e também o que representa a cultura africana sem estereótipos”, explica Otunba.

O Centro Cultural Africano, localizado na Zona Oeste de São Paulo, tem como objetivo, através de seus programas, projetos e eventos, valorizar e resgatar o significado do negro na sociedade, além de fortalecer o intercâmbio entre Brasil e África.
Segundo Adekunle, o maior meio para a promoção cultural, social e econômica da África e dos afro-descendentes é a comunicação. Ela é a principal ferramenta na luta contra o racismo e a desigualdade social, além de ser a melhor maneira de se adquirir conhecimento.
E-mail do Centro Cultural Africano: cca@centroculturalafricano.org

Nenhum comentário: